O que é LED?
Diodos emissores de luz - conhecidos pela abreviatura em língua inglesa LEDs (Light Emiting Diodes) - são fontes luminosas para iluminação artificial. LEDs são semicondutores em estado sólido que convertem energia elétrica diretamente em luz.
Tendo formas e tamanhos reduzidos, permitem uma flexibilidade enorme para o design de luminárias e novos conceitos são introduzidos a cada dia, sendo instrumento importante na concepção e criação nos projetos de iluminação arquitetural.
Os LEDs fazem parte de uma nova era tecnológica na área de iluminação, graças a diversas vantagens que oferecem em relação às fontes de iluminação convencionais. Representam uma ruptura na iluminação artificial tradicional, introduzindo novos paradigmas e possibilidades de iluminar.
Com o passar do tempo, várias empresas e profissionais de diversos países estudam meios alternativos de produção e utilização eficiente de energia elétrica. Pesquisas buscam por fontes luminosas de baixo consumo, objetivando maior economia de energia e eficiência luminosa. O estudo desta tecnologia e de sua aplicabilidade para a iluminação artificial é extremamente relevante, pois em todo o mundo, são crescentes as preocupações com aspectos ecológicos devido à maior demanda por geração de energia e sua escassez.
Os crescentes avanços da tecnologia dos LEDs, fizeram com que ganhassem maior potência e escala mundial com a redução de custo. Indicam uma fonte confiável e importantíssima emissora de luz. Não faltam exemplos de que esses minúsculos emissores de luz já estão dando conta do recado tanto na iluminação urbana em postes, quanto em spots, projetores, embutidos e pendentes iluminando todo o ambiente.
Você sabe o que é IP?
Trata-se das características de segurança de um equipamento de iluminação, tecnicamente denominada “IP” – Índice de Proteção. É em tese , a classificação dada ao equipamento, em razão da sua capacidade de proteger internamente o invólucro de uma luminária contra resíduos sólidos e líquidos e tem como principal objetivo evitar danos ao equipamento.
Gerada com o intuito de permitir que se conheça acerca da capacidade de proteção interna do corpo da luminária. Tal informação é fundamental para a escolha e utilização da luminária no local apropriado.
Conhecendo os códigos IP
Vêm sempre acompanhados de dois algarismos:
O primeiro algarismo tem escala de 0 a 6 - Representa o nível de proteção contra a entrada de resíduos sólidos;
O segundo algarismo tem escala de 0 a 8 – Representa o nível de proteção contra a entrada de resíduos líquidos ou umidade.
Exemplo: A luminária que contiver o IP 22, só poderá ser aplicada em áreas internas ;
A luminária que contiver o IP 68, tem índice de proteção contra resíduos sólidos e líquidos, podendo ser aplicadas em áreas externas e subaquáticas.
Observe que quanto maior a proteção de uma luminária, mais alto será o seu número do IP, ou seja, seu índice de proteção.